sábado, 24 de janeiro de 2009

::..Santo Estêvão ..:


Santo Estevão é um município brasileiro do estado da Bahia. Localiza-se a uma latitude 12º25'49" sul e a uma longitude 39º15'05" oeste, estando a uma altitude de 242 metros acima do nível do mar. Sua população estimada em 2004 era de 44 163 habitantes. Vem alavancando impressionante crescimento da economia devido à chegada da fábrica de sapatos Dilly, em 2001, que injeta mais de 9 milhões de reais todo ano na economia da cidade.
Fica localizada na BR 116 Sul, na Microrregião de Feira de Santana. Tem como municípios vizinhos Ipecaetá, Rafael Jambeiro, Antônio Cardoso, Castro Alves e Cabaceiras do Paraguaçu.
Tem a topografia em forma de tabuleiros, assim como Feira de Santana e clima comum ao Agreste baiano.
Tem um bom comércio, mas tem ótima atividade rural agropecuária, com destaque à produção de fumo, maior da Bahia, e indústria ainda com participação pouco significativa, com apenas uma Fábrica, mas há promessa de chegada de mais fábricas à cidade. Sua urbanização é maior que 50%.
Possui uma área de 366,597 km².
História
Existe uma lenda local, de que a Cidade teria surgido, através das incursões de um padre que estava a procura de água para os seus animais. Ele teria andado por dias, até chegar em um local que continha água, a partir deste fato, se deu a criação da cidade de Santo Estevão, com a descoberta da nascente do Salgado, água salobra porém abundante, até hoje brotando de sua nascente.
Geografia
Santo Estevão tem por incrível que pareça, possui uma geografia semelhante a de Estados como Goiás e Tocantins, por ser de topografia plana. Lá tembém é muito seco, por isso em certas época do ano, muitos agricultores chegam a perder dezenas de cabeças de gado, devido a forte seca existente na região.
Um sofrimento sem igual.
Chovendo, entretanto, "de tudo dá".
Política
A maior liderança política do Município de Santo Estevão, hoje falecido, LINEU CERQUEIRA DA SILVA, conhecido por "Nôia", pode ser considerado um homem obstinado. Enfrentando uma oligarquia retrograda e conservadora, implantou uma nova maneira de fazer política, abraçando a democracia e a igualdade como pontos referenciais.
Num tempo de sacrificios, com parcos recursos, lutando contra todo tipo de injustiça e perseguição, "Nôia" conseguiu impor em Santo Estevão uma forma branda e respeitosa de fazer política.
A construção do chamado "Clube dos Operários", foi o primeiro avanço na área social, numa época em que os excluidos não podiam frequentar o "Clube da Elite", abrindo e estreitando as relações nas diversas camadas da sociedade.
Morreu pobre, porém prestigiado pelos seus milhares de conterrâneos.
Justiça
Com um fórum arrojado, todo informatizado, a Comarca de Santo Estevão desponta como uma das mais promissoras. A instalação do Juizado Especial Criminal é tida como certa, o que irá contribuir para a melhoria dos serviços oferecidos à população.
Cultura
A cultura Santoestevense é dividida em dois blocos, a cultura rural (em certas épocas do ano, o povo promove festas para comemorar a colheita, com pedidos para outras colheitas melhores) e a cultura dos habitantes do centro urbano, que é completamente diferente da rural. A comemoração do São João, sem dúvida, é um dos pontos de maior referência na cultura do Município, elogiado pelos moradores e turistas. Um sucesso. A comemoração do dia de santo Estevão dia 26 de dezembro o padroeiro da cidade também é muito comemorado por fieis tanto da zona rural como da zona urbana. Principalmente agora com a chegada do padre Nery, em função da aposentadoria do Monsenhor JOSÉ VALDIR DE SOUSA, Cidadão do Vaticano, que dedicou-se a vida toda as atividades religiosas, assistindo a gerações inteiras do nascimento ao casamento.
Ligações Externas
O Município de Santo Estevão, vizinho à Feira de Santana, margeado pelo rio Paraguaçú, apresenta as condições geográficas necessárias para o desenvolvimento de suas atividades, constituindo-se, futuramente, num grande atrativo para a implantação de fábircas e industrias não poluentes.
Distante de Salvador apenas 157 km, o Município possui sistema de abastecimento de água adequado, estradas que permitem o acesso as principais Cidades da região e, com investimentos do setor empresarial e dos Governos do Estado e da União, oferece as condições necessárias para avançar no mercado, gerando emprego e renda.
Vale a pena acreditar, é só conferir de perto.
Fonte: Wikipédia

Nenhum comentário:

Postar um comentário